A análise da revista Cláudia nº 10 Ano 49 nos dá um retrato da vida da mulher contemporânea, ou pelo menos do que se espera da mulher contemporânea. Todos sabemos que apesar de vivermos na contemporaneidade no sentido cronológico, muitas de nós ainda vivem na Idade Média, na Idade Moderna e em qualquer dos outros tempos criados pelo homem.O exemplar em questão contém 238 páginas e nestas 238 páginas encontrei 83 propagandas, várias delas ocupando duas páginas. Diante disso concluímos que cerca de 35 ou 40% da revista tem o propósito de fazer a mulher consumir. Precisamos consumir para que o capitalismo siga em frente, não é verdade ? As propagandas são as mais diversas possível, é claro, a mulher contemporânea tem que ser uma multi mulher : ter animais de estimação ( propagandas de ração ), cuidar da casa ( produtos de limpeza, cama, mesa e banho ), vestir-se bem ( vestuário ) , alimentar-se bem ( alimentos) , ser bonita ( cosméticos ) saudável ( produtos de higiene pessoal e de cuidados com a saúde como controle de pressão e glicemia ), tem que ser sexy ( muita lingerie ) , cuidar dos filhos ( educação e vestuário infantil ) e ainda pode ser uma mulher de negócios ( oportunidades de negócios e investimentos ).
O uso das tecnologias está direta ou indiretamente ligado a tudo na revista. As propagandas tem um grande apelo visual, muitas com pouquíssimas coisas escrita e muitas vezes apenas o site, e-mail da empresa e até twitter. Os produtos apresentados também são fruto de muita tecnologia . Há algumas décadas a Natura lançou creme facial. Depois surgiram os cremes faciais anti-idade e com indicação de faixas etárias diferentes. Hoje além de escolher o creme de acordo com a faixa etária a mulher ainda escolhe de acordo com a quantidade de sinais que possui. Para que haja tudo isso, é preciso muita tecnologia.
O meu comercial favorito foi um de um carro da Ford. Ao final da leitura desta propaganda a mulher sente-se capaz de viver dentro do Ford. Eles falam do comforto dos bancos que possibilitam que você faça alongamentos para o pescoço enquanto dirige. O carro vem equipado com som então você fica apar das notícias locais e mundiais, escuta as suas músicas favoritas e ainda pode usar o som para aprender línguas, ou seja, você não precisa ir a uma escola de línguas para aprender. O carro é equipado com air bag então você está seguro . Além disso ele tem um dispositivo que auxilia na hora de estacionar. Se o seu carro estiver muito próximo do carro atrás ou na frente o dispositivo informa. Desta maneira, estacionar deixa de ser estressante.Com tudo isso, congestionamentos deixam de ser estressantes e não perdemos tempo com eles. Podemos viver dentro do Ford.
Um outro comercial muito interessante é de um tênis da Reebok. O uso do tênis propicia o desenvolvimento do tônus muscular. A tecnologia utilizada na produção do tênis traz esse benefício. O comercial mostra uma mulher dentro de um supermercado, com o carrinho cheio de frutas e verduras, esticando-se para pegar uma fruta, usando um short minúsculo e com a musculatura das pernas bem definida. As vantagens do calçado são apresentadas em duas ou três linhas.Pela limpeza do chão e a qualidade dos alimentos, com certeza aquela foto não foi tirada em um Bompreço. Nem mesmo a própria Perini chega aquele nível.
Não podemos negar, menosprezar ou desvalorizar os benefícios dos avanços tecnológicos para as nossas vidas mas o apelo das propagandas na revista é fenomenal.
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