Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

EMÍLIO ou Da Educação : J.-J.Rousseau

Repito, a educação do homem começa com o nascimento; antes de falar, antes de ouvir,ele já se instrui. A experiência antecipa as lições; no momento em que conhece a sua ama-de-leite, ele já descobriu muitas coisas.Ficaríamos surpresos com os conhecimentos do mais grosseiro dos homens se seguíssemos seu progresso desde o momento em que nasceu até onde está. Se dividíssemos toda a ciência humana em duas partes, uma comum a todos os homens, outra particular aos doutos, esta seria muito pequena em comparação a outra. Mas pouco nos preocupamos com os conhecimentos gerais, pois são adquiridos sem pensar e antes mesmo da idade da razão, e, de resto, o saber só se faz notar por suas diferenças e, como nas equações de álgebra, as quantidades comuns não contam.
J.J.Rousseau

2 comentários:

  1. Educação não pode ser sinônimo de escolarização ou conhecimento cientifico. Nos educamos enquanto nos constituímos homens, em um processo de hominização em que o saber popular é parte predominante.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, grande parte da população atualmente tem uma visão inversa deste processo.
    Muitos pais acham que simplesmente ao deixar seus filhos na escola, isso já significa que estão educados.Conhecem o video children see children do ?

    ResponderExcluir