Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A HISTÓRIA DE SÃO COLUMBA : UMA BATALHA MODERNA SOBRE DIREITOS AUTORAIS NA IRLANDA DO SÉCULO VI

Uma adaptação para o português.

Image credits: Flickr user Fergal Claddagh

Você já ouviu falar no São Columba ( 521-597) ? Caso nunca tenha escutado, a história vai parecer bem familiar comparada com as batalhas modernas de direitos autorais. Mas felizmente downloads de mp3 raramente resultam em 3000 mortes.
São Columba foi um missionário Irlandês e um dos doze apóstolos da Irlanda que estudavam em St. Finian na Abadia Clonary.
Columba era conhecido por seu estudo contínuo e suas preces – incessantes. Dizem que ele escreveu 300 livros, à mão é claro, continuando a transcrever até a noite anterior a sua morte.
Finian e Columba tiveram um desentendimento por causa de um salmo. Columba pegou o manuscrito emprestado com Finian – possivelmente sem pedir a sua permissão – e secretamente copiou-o com a intenção de guardá-lo para uso próprio. Mas Finian disse não, que isto era roubo – cópia ilegal! Ele exigiu que Columba entregasse a cópia que tinha feito.
Finian levou o problema ao rei, para que ele decidisse. Acreditando que não tivesse feito nada de errado na sua tentativa de transmitir a palavra da igreja, Columba concordou.

O argumento de Finian era simples : Meu livro. Você não pode copiar. Ele achava que se alguém fosse copiar o livro isso deveria ser feito seguindo alguns procedimentos e não em segredo dentro da sua própria casa.

A resposta de Columba não foi nem um pouco diferente daquela dada por aqueles que são a favor de menos restrições na duplicação digital – que o livro não tinha sofrido com a cópia. “ Não é correto “ , ele disse, “ que as palavras divinas naquele livro devam perecer, ou que eu ou qualquer outro deva ser privado de escrevê-las ou lê-las ou espalhá-las pelas tribos. Na sua fala final, ele disse a corte que aqueles que se apropriam do conhecimento através dos livros tinham a obrigação de divulgar este conhecimento através da cópia e do compartilhamento. Ele acreditava que não fazer isso era uma ofensa maior do que copiar um livro que não perdeu nada ao ser copiado.

Mas o rei foi a favor de Finian, dizendo as famosas palavras “ To every cow belongs its calf; to every book its copy “ . Em outras palavras, cada cópia de um livro pertence ao proprietário da original.

É claro que a história não terminou aí. Depois de mais discussão e outra ofensa de Columba, o resultado foi a batalha de Cúl Dreimhne, a morte de 3000 pessoas e o exílio de Columba.

Um comentário: