Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

TWITTER : Uma ferramenta pedagógica. Nova Escola. Maio 2011.


O exemplar de maio da NOVA ESCOLA traz sugestões de como usar o twitter para se trabalhar a construção de textos em sala de aula. A reportagem sugere começar o trabalhar apresentado diferentes estilos de microcontos, inclusive diferente tuítes. Os textos iniciais podem ser maiores e aos poucos irem se ajustando aos 140 caracteres dos tuítes.
Além de trabalhar a construção do texto em si outros aspectos geralmente trabalhados na construção de qualquer tipo de texto podem ser abordados : refletir sobre o contexto, o público alvo, avaliar a clareza do que está sendo escrito e no caso especial da internet, um veículo de abrangência ilimitada e muito rápido, é preciso um cuidado especial com a responsabilidade da mensagem que está sendo transmitida.
O objetivo é usar o twitter com fins didáticas e para tal algumas regras tem que ser estabelecidas e negociadas de antemão : não utilização de abreviações, ortografia correta, entre outros. Professores brasileiros já estão utilizando esta ferramenta e os alunos estão bastante envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário