Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2011

Software livre para o windows

Esta é uma lista de softwares livre que funcionam com windows. Se você ainda é um usuário do windows, pode dar o primeiro passo em direção ao software livre instalando estes aplicativos.
Quando falamos que estes softwares são livres, estamos falando de liberdade, não de preço.Isso significa que você é livre para usar estes programas de maneira construtiva, sozinho ou em comunidades, respeitando a liberdade dos outros.O código fonte é disponível, então você pode estudar o software, adaptá-lo às suas necessidades, eliminar virus, fazer alterações no software e lançar essas alterações para a rede. Você também pode convence ou pagar outros para fazer estas coisas para você. Você pode distribuir, copiar e vender cópias, sob os termos de licensa de software livre. Estes programas são chamados de softwares livres porque você tem liberdade para usá-los. Softwares livres se desenvolvem sob o controle dos seus usuários .
 Microsoft Windows é um exemplo claro e instrutivo de software não livre. Seu código fonte é secreto portanto programadores não podem aprender a consertá-lo, aprender com ele, adaptá-lo às necessidades dos clientes ou até mesmo verificar o que realmente faz. Se você compartilhar cópias com o seu vizinho você é chamado de " pirata " , e usuários são ameaçados de ir para a prisão por causa disso. Software não livre é totalmente controlado por quem o produziu, que também tem controle sobre os usuários. Nós começamos o movimento do software livre porque este poder é injusto.
Usar software livre no Microsoft Windows ( ou qualquer outro sistema operacional não livre ) , é o primeiro passo em direção a liberdade, mas não leva você até lá. Você ainda estará sob o poder da Microsoft enquanto  usar o Windows.
Então o próximo passo é substituir o Windows por um sistema operacional livre como  GNU/Linux.
No entanto, aqui estamos preocupados com este primeiro passo.
Free softwares que funcionam com windows :

Blender 3D    

 em lugar de  Maya, 3DSMax

Dia

em lugar de  Microsoft Visio

GIMP

em lugar de  Photoshop, Paint Shop Pro


GNUnet

em lugar de  Napster, etc.

Inkscape

em lugar de  Adobe Illustrator, Macromedia Freehand, CorelDraw or Xara Xtreme

Mozilla Thunderbird

em lugar de  Outlook, Outlook Express

OpenOffice.org

em lugar de  Microsoft Office

FONTE . GNU.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário